Por que sofremos tanto por amor ?

24 10 2007

Definitivo, como tudo o que é simples.
Nossa dor não advém das coisas vividas,
Mas das coisas que foram sonhadas
E não se cumpriram.

Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
Apenas agradecer por termos conhecido
Uma pessoa tão bacana,
Que gerou em nós um sentimento intenso
E que nos fez companhia por um tempo razoável,
um tempo feliz.

Sofremos por quê?
Porque automaticamente esquecemos
O que foi desfrutado e passamos a sofrer
Pelas nossas projeções irrealizadas,
Por todas as cidades que gostaríamos
De ter conhecido ao lado do nosso amor
E não conhecemos,
Por todos os filhos que
Gostaríamos de ter tido junto e não tivemos,
Por todos os shows e livros e silêncios
Que gostaríamos de ter compartilhado,
E não compartilhamos.
Por todos os beijos cancelados,
pela eternidade.

Sofremos não porque
nosso trabalho é desgastante e paga pouco,
mas por todas as horas livres
que deixamos de ter para ir ao cinema,
para conversar com um amigo,
para nadar, para namorar.

Sofremos não porque nossa mãe
é impaciente conosco,
mas por todos os momentos em que
poderíamos estar confidenciando a ela
nossas mais profundas angústias
se ela estivesse interessada
em nos compreender.

Sofremos não porque nosso time perdeu,
mas pela euforia sufocada.

Sofremos não porque envelhecemos,
mas porque o futuro está sendo
confiscado de nós,
impedindo assim que mil aventuras
nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e
nunca chegamos a experimentar.

Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:
Se iludindo menos e vivendo mais!!!

A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o
desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
perdemos também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.
Fé é colocar seu sonho à prova!

Carlos Drummond de Andrade

você deposita toda sua fé e forças em seus sentimentos mais verdadeiros e qual é o final da história??

você acredita em destino??

acredito que nada é por acaso…

Ações

Information

17 responses

25 05 2010
sharon

são palavras inteligentes, embora nem tudo verdade, ou , ao menos não pra mim.o sofrimento não é opcional, é a consequencia, no meu caso do que não consigo fazer com que dê certo, ainda estou tentando, mas sinto que já chega o meu limite. to sofrendo muito…

27 11 2010
Carlinha!*-*

Sinto mt por vc amiga eu sei como é perder um amor é mtmt dificil se esse for o seu caso!!!É mtmt triste sinto mt
Bjooos carlinha!*-*

11 12 2011
mayara

acho q meu caso.. to sofrendo mt as vzs as pessoas so da valor quando perde e as vzs nem isso.

12 01 2012
willian

ola sharon tenho 30 anos e sou professor de ed fisica fui casado por 10 anos e em 2011 descobri que estava sendo traido pela minha eoposa,cometi suicidio e permaneci por 3 dias na uti e só sobrevivi graças a deus,fui julgado,me atiraram pedras mas sabe eu a amava muito e ate hoje esta dificil conviver com esta dor e confesso que nunca mais irei amar ninguem

27 11 2010
carlinhaa!*-*

Eu amo mtmtmtmt meu namorado mttmtmtmt e por isso agradeço todos os dias pq tenhu ele para pedir ajuda qndo eu precisar,forças para eu me levantar,ele é mtmt carinhoso comigo!!Meu Amor eu te amo d+!! mtmtmtmtmttmtmtmtmttmtmtmt
(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)(L)

14 05 2011
kássia

Discordo da frase que foi dita como resposta, que temos que agradecer pela pessoa bacana que conhecemos, se sofremos é pq algo ruim está acontecendo, de alguma forma essa pessoa “bacana” é a grande causa da nossa dor por motivos diversos… Não agradeço não, tenho sofrido tanto, tantas noites sem dormir, olhos inchados, estresse por conta da insônia, pessoas que não nos aguentam mais por causa da nossa história de amor mal resolvida, essa pessoa que mentiu, enganou, iludiu, decepcionou, fingiu, matou sem dó nossos sonhos, nos maltratou e nos fez a pessoa mais infeliz… E ainda vou agradecer por isso?! Queria nunca ter conhecido. Ah se Deus me deixasse voltar atrás. Porém, aqueles que sofrem porque seu grande amor foi obrigado a ir embora, não suportou mais suas atitudes, morreu, ah, por esses sim devemos agradecer, pois o sofrimento causado foi involuntário ou impulsionados por nós.

8 08 2011
Wanessa

É realmente o amop é um sentimento, que se não correspondido doe, machuca, maltrata e faz sofrer muito que o quer, estou enrolada com uma pessoa a 2 anos, e desde o inicio estou ciente que ele so me quer quando precisa saciar a vontade carnal, mais eu como “boba” apaixonada pensei qu com o tempo ele fosse se apaixonar por mim, mais infelismente se passaram 2 anos e nada mudou, continua gelado, sem sentimentos e me tendo apenas como amiga na frente dos amigos e das pessoas que nos cercam… todos da minha familia sabem que eu sou loucamente apaixonada por ele, mais por que ele esconde da familia e dos amigos dele? sera que um dia ele vai me corresponder? sera que devo continuar me machucando cada dia mais? sera que sofrerei menos terminando com ele? são essas lacunas que precisam ser preenchidas para que eu possa ser e encontar a felicidade por completo, no momento so ele me completa, tento fugir saindo com, outros caras mas nao consigo, ele nao sente nada por mim, sofro muito com tudo isso, li os comentarios anteriores e gostei muito da sua resposta de conforto por favor me envie uma resposta preciso muito sair dessa “fossa” á qual me entrei, pois entrei com tudo, entreguei-me de bandeja, sou totalmente apaixonada por ele e nao sei mais o que fazer… aguardo resposta meu email é: joysavanessa@hotmail.com… BeejO *_*

11 12 2011
mayara

o meu caso e q to sofrendo mt por amor nao e pq qro e sim pq as vezes as pessoas so da valor quando perde e as vzs nem isso e acho e o q vai acontecer com o meu namorado me perder.

11 03 2012
anah

amar é foda mesmo se vs nao ama sofre se ama sofre do mesmo geito =/

11 03 2012
anah

pqe sera qe a gente sempre sofre por amr ? na vida a gente nunka ta feliz cm nada sera qe a gente é culpado por td e sempre colokamos culpa na vida? axo qe tinhamos qe penssa bem nas coisas néh em cada decisao a ser tomada ‘ primeiro a gente tem qe si amar pra dps penssa nos outros’infelismente!

15 11 2012
Aline

Vamos amor, frágil, dure mais um ano …
ouvi essa musica o dia todo, é da Birdy! hoje fui traída, não uma traição física, ele terminou e me traiu dizendo tudo que sentia e nunca disse antes, se estava sufocante antes, eu poderia ter melhorado, se estava fazendo algo tão errado também acho que poderia melhorar, mais não é assim tão simples. eu queria mesmo saber como tirar isso daqui, estou confusa como passei tanto tempo com uma pessoa que hoje não reconheci, estou frágil assim como diz na musica, achei o poema lindo mais não quero agradeçer por quem se foi, eu quero pra mim. somos egoistas mais quero ser egoista se for quere tanto alguém assim e não ter. Isso é um desabafo pessoal, pois meus amigos são jovens e estão todos indo pra alguma balada hoje depois da faculdade, eu fiquei aqui em casa sozinha fazendo brigadeiro,e tentando dormir pra ve se consigo parar de pensar. Mais amanha quando acordar sei que vai ser aquela batalha contra o dia inteiro pra superar o que não consegui essa noite. Obrigada a quem leu …

21 12 2012
Gui

Sonhar realmente é o que mais dói…sonhos não realizados, causam frustrações,decepções, amarguras dores insaciáveis tão intensas e infinitas qto ao amor q sentimentos.
Não basta culparmos a pessoa que q nos machucou,tbém temos nossa parcela de culpa até determinado ponto permitimos tudo pensando ,imaginando que iram mudar ver que estão no caminho errado e é onde nos ferramos!
Conhecia uma pessoa com a qual fiquei mais de 1 ano,sonhei,planejei,vivi para ele intensamente em troca ganhei que ele voltasse co sua ex esposa pelo filho, mais entendi os motivos dele, as loucuras dela…ai ele engravidou ela e eu morri por dentro mais ainda continuei diz o ditado filho não segura ninguém mas esqueceram de dizer que destrói!!!
Passei por cimados meus limites,costumes,personalidade, conceitos e continuei com ele resultado ta perto do bebe nasce vc que se foda!!!!
O pior de tudo é que eu amo ele, mas a dor é insuportavel!!!!

22 02 2013
andressa crys

sofremos por amo pq nós damos o nosso amor para pesouas errada.

23 03 2013
Portella

Ola, eu sou joão pedro, a minha namorada é do tipo que o orgulho é maior do que o amor, ela mesmo disse isso, ela sente ciumes que nao existe e acaba criado brigas boba que nao servem pra nada apenas pra ela me acusar de besteiras e de coisas que eu siquer fiz, isso machuca muito, ela acaba ferindo meus sentimentos por que sempre esta brigando comigo por coisas nada a ver umas com as outras, a gente quase terminou 2 veses, e mesmo ela fazendo eu chorar e percebendo isso nao fala nada por que ela é muito orgulhosa, e esse orgulho acaba ferindo os meus sentimentos.
Eu nao sei o que eu faço, por favor me ajudem…

29 04 2013
Ju

Muito triste isso! Temos que rezar e pedir a Deus que leve esse sentimento que só piora com o passar do tempo.

24 07 2013
Nanda

Eu não sei vocês, mas eu vim parar nesse site porque procurava pela resposta da pergunta “por que sofremos tanto por amor?” e derrepente me vi aqui, lendo esse lindo poema do grande Carlos Drummond e chorando como uma criança.

20 11 2014
Leonardo Barrias

O Amor é um mentira , só serve para nos fazer sofrer !!

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.